Repintando-se

Eu não sei o que é que me atrai tanto em traduzir histórias. Trazer a outras pessoas algo pelo qual me apaixonei, descarregar minhas frustrações por não conseguir terminar um texto meu, treinar meu vocabulário. Um pouco de tudo. Mas, principalmente, sentir que estou dando vida, ainda que por palavras emprestadas, a um mundo totalmente diferente do que aquele no qual vivo. Todo dia, todo dia, já não me agüento mais nesse não agüentar de tudo.
No fundo, as palavras são um outro tipo de tinta, diferente e, ainda assim, extremamente parecido com as que se reforma meu apartamento. Não têm o cheiro forte destas com as quais as paredes estão sendo pintadas, nem podem ser compradas – não verdadeiramente -, mas podem dar tanta cor a algo quanto aquelas. Esconder defeitos, refazer o exterior. Não mudam a estrutura: encobrem, escondem, reinventam. Não há o que mude mais a cara de um ambiente do que trocar a cor das paredes. Não há melhor maneira de recriar-se que através de vocábulos. Posso ser uma agora, e outra ao mesmo tempo, nomes diferentes e idealizações de uma que não sou. Posso fazer um mundo, posso mudar o novo, posso trazer o velho e interromper o agora.

Pode ser um vício inocente, um estrago permanente, um consumismo incontrolável, uma maquiagem diária. Há tantas tintas a serem usadas. Me encubro em palavras. E você?

As traduções você encontra aqui.

Se alguém não estiver visualizando o layout novo, por favor, me avise.
Sobre Lívia Furtado

Começou a estudar jornalismo e desenvolveu cada vez mais seu amor pelos livros. Começou a fazer reportagens, brincou de editar livros, foi parar na Flip e descobriu que, realmente, é a literatura seu grande amor.

Deixe um comentário

1.

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

3.

4.

  • 14,095 já ouviram
