Catarina

Não sou santa, mas aceito doações

Às vezes eu penso que poderia muito bem me chamar Lily. Não sei se eu teria o sangue-frio necessário, a distância emocional imposta precisa, mas de certo entendo seus motivos. Se reclamo de não poder gastar muito dinheiro em um final de semana, ou de não ter recursos próprios pra viajar sozinha, que faria eu na situação da chilenita guerrilheira, nascida em condição de miséria? Jamais poderia acusá-la por tentar – ainda que dos modos mais obscuros – melhorar sua vida no quesito material, uma vez havendo nela a necessidade de atrelar o emocional ao bem estar físico.

Mas visto que não posso obter ajuda financeira pelos meios da alpinista social de Vargas Llosa, me contento em reclamar da minha má sorte por não ter nascido rica – como eu queria, bom Deus! Ei de sê-lo, ei de sê-lo – tenho um cunhado e uma irmã economistas para quê?

Nessas horas desejo também um Ricardito, que com sua vida medíocre de tradutor me daria o que quer que fosse. Não me refiro só ao dinheiro, mas a um amor incondicional ao qual eu gostaria de me render um dia. Mas me engano, talvez, ao pensar assim, pois conhecendo minha natureza e vendo nas linhas da história minha essência, reconheço que agiria mais uma vez como Lily e recusaria, fazendo proveito quando desse na telha, essa devoção quase doentia. O amor só me vale quando me preenche – o unilateral não me interessa. Não nego, porém, que ter um Ricardo nessas horas de ataques meio loucos cairia bem – alguém que atenderia meus pedidos e me proporcionaria o prazer que desejo.

Sou mais Lily do que gostaria de ser. Uma Lily num momento Catarina.

Ricardo e Lily são personagens do romance “Travessuras da menina má”,
de Mario Vargas Llosa

Sobre Lívia Furtado

Começou a estudar jornalismo e desenvolveu cada vez mais seu amor pelos livros. Começou a fazer reportagens, brincou de editar livros, foi parar na Flip e descobriu que, realmente, é a literatura seu grande amor.

Deixe um comentário

1.

3.

4.

  • 14,146 já ouviram
