Para a garota que se permite escrever

Se eu pudesse te falar sobre qualquer coisa que aprendi no meio de tantas histórias tortas no meio desses caminhos, seria que, por mais que tentem nos dizer o contrário, estar entediada com a vida é uma coisa boa: significa que você não se conformou.

O tédio é perigoso quando disfarçado de monotonia, ali na rotina; quando deixamos ele ficar calado, sem nome, no passar dos dias; nos costumes que ninguém aguenta, mas que dão trabalho de mudar, então ficam; nos prazeres que se tornam obrigação; na educação que faz sorrir e cala as palavras que nasceram pra sair, que amordaça o que há de melhor dentro de nós.

Mas quando você sente o tédio, quando você se permite exprimi-lo e o transforma em vontade, ele se torna força criativa, se torna mudança. Ele te permite procurar, e faz doer cada vez mais a conformidade.

E a tristeza, essa que insistem em ver em você, também não é ruim. A gente nunca está tão vivo do que quando dói.

Estar longe dá uma vontade louca de viver e parar no tempo simultaneamente. Viajar, sentir, parar e ficar anestesiada, em casa, deixando o tempo correr lá fora enquanto eu me tranco em mim mesma. No meio desse turbilhão, uma das melhores coisas que acontece é doer.

Quando eu fico realmente triste, isso me traz pro chão. Eu choro aquele choro entrecortado, que te impede de respirar, arde os olhos, embaça o mundo, dói a cabeça e rasga a alma. Tento chorar baixo pra ninguém ouvir, enquanto quero chorar alto e me esvaziar.

E aí acaba. E eu me sinto viva.

Não deixe o seu tédio calar, permita-se sofrer. E continue escrevendo com essa honestidade que faz tão bem.

Sobre Lívia Furtado

Começou a estudar jornalismo e desenvolveu cada vez mais seu amor pelos livros. Começou a fazer reportagens, brincou de editar livros, foi parar na Flip e descobriu que, realmente, é a literatura seu grande amor.

Deixe um comentário

1.

3.

4.

  • 14,146 já ouviram
