Disclaimer

Toda semana, o WordPress me avisa que está na hora de publicar um texto novo. Mas as coisas me pareciam cruas demais, nuas demais para serem publicadas. A nudez pode ser linda se trabalhada direito e exposta por vontade própria, não por descuido. A melhor parte da escrita é poder mostrar só o suficiente para que as pessoas tenham certeza que sabem do que você está falando, quando na verdade se está falando de algo completamente diferente. Misturar cenários imaginados à dor, expondo as feridas através de espelhos disformes. Expor ajuda a cicatrizar. Torna pública uma dor privada, dá perspectiva a um final mal resolvido, traz esperança. Esperança de que a próxima história será melhor.

Eu só consigo escrever sobre o que dói explicitamente quando não dói mais. Já vieram me falar, “li seu último texto, você não me parece bem, parece que não passou ainda.” E eu me senti profundamente ofendida porque pra mim é tão óbvio que, se não tivesse passado, eu não teria publicado aquilo. Seria um erro de iniciante se expor assim.

(Eu já o cometi vezes demais.)

Se a nudez transparece sem que queiramos, me sinto enganada por mim mesma, me sinto exposta de uma maneira cruel. Odeio a ideia de que os outros possam perceber, mesmo que por um reflexo, o que realmente estava por trás daquele texto. Que imaginem, claro, deixe que imaginem, mas nunca que saibam ao certo.

Eu não escrevo quando ainda estou sangrando. Mas, às vezes, é preciso escrever pra cicatrizar.

Sobre Lívia Furtado

Começou a estudar jornalismo e desenvolveu cada vez mais seu amor pelos livros. Começou a fazer reportagens, brincou de editar livros, foi parar na Flip e descobriu que, realmente, é a literatura seu grande amor.

Deixe um comentário

1.

3.

4.

  • 14,095 já ouviram
